Quando bate ansiedade ou nervosismo, os sinais dados pelo nosso corpo podem ocorrer de diversas formas e em diferentes partes do organismo.
O aparelho digestivo não fica de fora dessa! E um dos efeitos mais comuns da ansiedade é a famosa e indesejada dor de barriga.
Quem nunca sentiu aquela dorzinha chata antes de provas, testes, apresentações de trabalho, competições, não sabe o que é realmente ficar nervoso com uma situação.
Isso acontece pelo simples motivo: o intestino é repleto de estruturas nervosas, que o conectam diretamente ao cérebro.
Alterações psicológicas, portanto, podem acabar afetando o funcionamento intestinal, bem como descuidos com alimentação e digestão também podem afetar nossa saúde mental.
Não à toa, o intestino é considerado nosso segundo cérebro. Apesar de constituir o aparelho digestivo, o órgão é responsável, por exemplo, por aproximadamente 90% da produção de serotonina - o hormônio da felicidade.
A dor de barriga ao sentir ansiedade é absolutamente normal e pouco preocupa. Importante mesmo é a consciência de que cérebro e intestino trabalham em conjunto. Muita atenção para que o problema de um não venha a afetar o outro!
E se necessário, busque suporte médico profissional e especializado!
Dra. Andréa Furlan
Compartilhar