News Photo

Cirurgia Bariátrica: Para quem é indicada?

    PARA QUEM ESTÁ INDICADA A CIRURGIA?



    Para pacientes com IMC (índice de massa corporal, que é calculado dividindo-se o peso pela altura 2 vezes) entre 35 e 40, a cirurgia está indicada se houver comorbidades (doenças associadas à obesidade) como: diabetes, pressão alta, níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos, síndrome da apneia do sono, doença cardiovascular, problemas nas articulações, entre outras. 

    Para pacientes com obesidade grave, ou seja, IMC igual ou maior que 40 a cirurgia já está indicada, mesmo se não houver nenhuma comorbidade. 
    No final de 2017, uma nova resolução do conselho Federal de Medicina (CFM), seguindo a tendência mundial, aprovou a realização da Cirurgia Metabólica para o tratamento de pacientes que possuem Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. 

    Existem diversos tipos de cirurgias. São classificadas em cirurgias restritivas, mistas e disabsortivas. O tipo de cirurgia que melhor se adequa a cada paciente será decidido pela equipe multidisciplinar em conjunto com o paciente. 
    Atualmente, fazemos todos os tipos de cirurgias para tratamento da obesidade da forma minimamente invasiva, ou seja, por via laparoscópica

    Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online