News Photo

CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

A Laparoscopia ou cirurgia minimamente invasiva é um tipo de cirurgia que utiliza ferramentas especiais que são projetadas para diminuir o tamanho das incisões e reduzir o dano aos tecidos do corpo.

Na cirurgia convencional, ou aberta, realizamos no abdome um único corte, grande, para realização do procedimento cirúrgico.

Na cirurgia Laparoscópica utilizamos alguns pequenos cortes de 0,5cm a 1 cm, através das quais conseguimos inserir uma câmera (ótica) e instrumentos cirúrgicos específicos para a realização da cirurgia. A ótica permite que visualizemos dentro do corpo do paciente sem realizar cortes grandes. No inicio do procedimento cirúrgico o abdome do pacientes é insuflado com CO2 promovendo visibilidade e uma ampla cavidade para o trabalho da equipe cirúrgica. A ótica transmite imagens da cavidade abdominal para um monitor de alta resolução na sala cirúrgica. Essa técnica permite a realização das mesmas cirurgias feitas por via convencional, mas com cortes menores.


Hoje em dia realizamos praticamente todos os tipos de cirurgias do aparelho digestivo por via laparoscópica. Alguns exemplos são: a retirada de vesícula, hérnias inguinais, hérnias umbilicais, cirurgia bariátrica, cirurgias do cólon, do estômago, do fígado, entre outras.

A cirurgia laparoscópica possui diversas vantagens em relação à cirurgia aberta ou convencional.

Ela causa menor dor pós-operatória, retorno mais rápido as atividades habituais e ao trabalho, enquanto que na cirurgia convencional normalmente é necessário maior tempo de repouso para a cicatrização do corte. O trauma ocasionado nos tecidos e órgãos do corpo é menor, pois esses não ficam tão expostos ao ar ambiente como ficariam na cirurgia aberta e também não se deslocam tanto. Além disso, a incidência de hérnias incisionais é bem menor, e se aparecerem são pequenas e bem mais simples. As hérnias incisionais incidem em 30% nos operados por via aberta. E por fim o resultado estético da cicatriz é bem melhor.


A cirurgia Laparoscópica é tão segura quanto à convencional. Se houver algum fator que prejudique a visibilização adequada das estruturas abdominais, como muitas aderências ou tumores muito grandes, o cirurgião pode converter a cirurgia para uma convencional, com uma incisão grande que permita que prossiga o procedimento com segurança.

Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online