Vamos falar um pouco sobre os principais fatores de risco para o câncer de pâncreas,especialmente o adenocarcinoma do pâncreas, que é o tipo mais comum..
Mundialmente, o câncer de pâncreas é a oitava principal causa de mortes por câncer em homens e a nona causa em mulheres.
No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados.
A doença é rara antes dos 45 anos, mas a incidência aumenta acentuadamente a partir de então, e é mais um pouco comum em homens do que em mulheres.
O principais fatores de risco para o câncer de pâncreas são:
* Antecedente familiar de câncer de pâncreas: 5 a 10% dos pacientes com câncer de pâncreas possuem historia familiar dessa doença. Existem duas grandes categorias de risco hereditário para o câncer de pâncreas: síndromes definidas nas quais os pacientes correm risco de câncer de pâncreas (e frequentemente de outras neoplasias malignas) e câncer pancreático familiar, para o qual ainda não foi identificada uma base molecular específica.
* Algumas doenças como Fibrose Cística, Pancreatite crônica (hereditária ou não), Diabetes Mellitus e Resistência a Insulina.
* Neoplasias císticas do pâncreas, principalmente a Neoplasia Mucinosa Papilar Intraductal.
* Tabagismo.
* Obesidade e sedentarismo (falta de atividade física)
* O alto consumo de gorduras saturadas e / ou carne, particularmente carnes defumadas ou processadas e a baixa ingestão de frutas e verduras frescas.
* Consumo excessivo de álcool.
Cuide da sua saúde, tenha um estilo de vida saudável e bons hábitos alimentares!!
Dra. Andréa Furlan
Compartilhar