News Photo

O QUE É COLONOSCOPIA? QUAL É A IMPORTÂNCIA DESTE EXAME PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL? EU DEVO FAZER? QUANDO?

A colonoscopia é um exame que examina o revestimento interno do intestino grosso ou cólon. ATUALMENTE É O MELHOR TESTE PARA RASTREAR O CÂNCER COLORRETAL.

Frequentemente, as pessoas fazem uma colonoscopia como teste de rastreamento para verificar se há pólipos ou câncer no cólon ou reto. Se você tem pólipos, o médico geralmente pode retirá-los durante a colonoscopia. Retirar pólipos diminui suas chances de desenvolver câncer. 

Os exames de rastreamento do câncer do cólon são feitos para detectar o câncer precocemente, antes que a pessoa apresente sintomas. O câncer detectado precocemente é pequeno e pode ser curado ou tratado facilmente.

A maioria das pessoas devem começar a fazer o rastreamento do câncer colorretal aos 45 anos. Algumas pessoas têm uma chance maior de ter câncer de cólon, devido a um forte histórico familiar ou a certas condições médicas. Essas pessoas podem começar a fazer o rastreamento mais jovens.

As pessoas também podem fazer a colonoscopia se apresentarem algum dos sintomas listados abaixo:

- Sangue nas evacuações

- Mudança em seus hábitos intestinais

- Anemia, que pode fazer você se sentir cansado e fraco

- Dor de barriga ou retal de longa duração que você não consegue explicar

- Resultados anormais de outros exames do cólon (por exemplo, presença de sangue oculto nas fezes)

- História de câncer de cólon ou pólipos em seu cólon

Antes da colonoscopia você será orientado a fazer o preparo de cólon, que consiste na limpeza do intestino grosso. Se o seu cólon estiver limpo, o médico obterá uma visão melhor do revestimento interno do cólon. Um cólon limpo também torna o exame mais fácil e confortável. 

Você será orientado a fazer uma dieta especial na véspera do exame e tomará laxativos que causarão diarreia aquosa.

Durante a colonoscopia o endoscopista fará uma sedação na veia para você relaxar.

Em seguida, colocará um tubo fino com uma câmera e luz na extremidade em seu ânus até o cólon, e examinará o revestimento interno de todo o cólon.

Se houver algum pólipo no cólon ou reto ele já poderá ser retirado nesse exame, ou se houver qualquer lesão suspeita ela poderá ser biopsiada.


Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online