News Photo

OBESIDADE: UM DOS MAIORES FATORES DE RISCO PARA INFECÇÃO POR COVID E COMPLICAÇÕES DA DOENÇA

Análises mais recentes mostram que não apenas a obesidade aumenta o risco de ficar mais doente e morrer por causa do COVID-19; a obesidade aumenta o risco de se infectar em primeiro lugar.

Estudos recentes, compreendendo cerca de 10.000 pacientes, fornecem evidências da alta taxa de mortalidade de curto prazo em pacientes obesos mais jovens hospitalizados com COVID-19. Um possível mecanismo é que o excesso de gordura corporal pode levar à disfunção imunológica, à um estado pró-inflamatório e à hipercoagulabilidade.

O risco de morte associado ao Covid-19 é 1,5 a 2 vezes maior em pacientes com obesidade leve e mais do que dobra em pacientes com Obesidade grave.
Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças 73% dos pacientes graves com Covid-19 na Itália, Espanha, Suíça, Suécia e Holanda são OBESOS.

Alguns fatores podem explicar por que a Obesidade é um fator de risco importante para as complicações e morte relacionados ao COVID-19, entre eles:
- associação da Obesidade com diabetes , hipertensão arterial e doença cardiovascular (que isoladamente também são fatores de risco)
- síndrome da hipoventilação do paciente obeso
- dificuldade de ventilação do paciente obeso
- inflamação crônica sistêmica
- déficit imunológico do paciente obeso
- produção de receptores ACE-2 ( esse receptor aparentemente é a porta de entrada para o vírus nos pulmões) pelos adipócitos (células de gordura)

Agora pode ser um bom momento para refletirmos sobre mudanças no estilo de vida e tratamentos eficazes contra a Obesidade, para melhorar nossa saúde e a capacidade de combater doenças graves.

Dra. Andréa Furlan


Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online