News Photo

Você conhece a Gastrectomia vertical ou Sleeve?

Atualmente, a Gastrectomia vertical ou Sleeve vem ganhando popularidade por ter se tornado a cirurgia bariátrica mais realizada no mundo, em especial nos Estados Unidos, onde corresponde a 58% de todas as cirurgias bariátricas.

O Sleeve é usualmente realizado por via laparoscópica e consiste na ressecção de aproximadamente 2/3 do estômago, sem mexer no intestino. Inicialmente, era considerada uma cirurgia puramente restritiva, mas hoje sabemos que ela também modifica alguns hormônios gastrointestinais que são responsáveis pela regulação da absorção e ingestão dos alimentos, em especial a grelina, que é o ”hormônio da fome”, e diminui bastante após essa cirurgia. Provoca, também, aumento da secreção de insulina (efeito incretínico), melhorando assim o diabetes.

Nessa técnica, não mexemos ou desviamos o intestino. Portanto, a absorção dos alimentos e nutrientes não é prejudicada, não havendo complicações nutricionais como anemia, desnutrição proteica, diminuição da absorção de cálcio e outras deficiências. O uso de suplementos vitamínicos, de cálcio e ferro não precisará ser muito rigoroso.
A perda de peso em média é de 60% do excesso de peso em 5 anos e possui excelente índice de resolução de comorbidades (doenças associadas a obesidade).

Vantagens:
- A preservação do piloro mantém o esvaziamento gástrico.
- Preserva a absorção de minerais, como cálcio e ferro. Menor dependência ao uso de suplementos vitamínicos e minerais por toda a vida.
- Pode ser revisada, ou convertida, de maneira mais simples em outros tipos de cirurgias (como Bypass gástrico ou Duodenal Switch - SADS), caso ocorra reganho de peso ou refluxo de difícil controle clínico.
- Menos dumping (sintoma que ocorre quando o paciente ingere comida com alto teor de carboidratos, principalmente doces, e sente tontura, mal estar, sudorese, palidez).
- Menos ou ausência de hipoglicemia reacional (queda importante na taxa de açúcar no sangue, causando mal estar).

Desvantagens:
- Remoção permanente de parte do estômago (aproximadamente 2/3).
- Necessidade de suplementação de vitamina B12.
- Possibilidade de aparecimento de refluxo gastroesofágico.

Riscos:
- Fístula, que ocorre em 1 a 2% dos casos (dados de séries coletivas).
- Sangramento importante, que ocorre em menos de 1% das cirurgias (dados de séries coletivas).


Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online