News Photo

OBESIDADE E COVID-19: Como pode um IMC (índice de massa corporal) maior aumentar o seu risco?

Assim como nos Estados Unidos, a Europa também vem reportando que a OBESIDADE é um importante fator de risco para complicações e morte associados ao Covid-19.

O risco de morte associado ao Covid-19 é 1,5 a 2 vezes maior em pacientes com obesidade leve e mais do que dobra em pacientes com Obesidade grave.
Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças 73% dos pacientes graves com Covid-19 na Italia, Espanha, Suiça, Suécia e Holanda são OBESOS.

Alguns fatores podem explicar por que a Obesidade é um fator de risco importante para as complicações e morte relacionados ao COVID-19, entre eles:
- associação da Obesidade com Diabetes , Hipertensão Arterial e Doença Cardiovascular (que isoladamente também são fatores de risco)
- síndrome da hipoventilação do paciente Obeso
- dificuldade de ventilação do paciente Obeso
- inflamação crônica sistêmica
- déficit imunológico do paciente Obeso
- produção de receptores ACE-2 ( esse receptor aparentemente é a porta de entrada para o vírus nos pulmões) pelos adipócitos (células de gordura)

Agora pode ser um bom momento para refletirmos sobre mudanças no estilo de vida e tratamentos eficazes contra a Obesidade, para melhorar nossa saúde e a capacidade de combater doenças graves.

Dra. Andréa Furlan


Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online