News Photo

O QUE DEVO SABER SOBRE SINTOMAS E COMPLICAÇÕES DA PEDRA NA VESÍCULA?

Os cálculos biliares (pedra na vesícula) são comuns, particularmente em populações ocidentais. Nos Estados Unidos, aproximadamente 6% dos homens e 9% das mulheres têm cálculos biliares. Pacientes com pedra na vesícula biliar podem ser assintomáticos, apresentar “cólica biliar” ou complicações da doença.


A descrição clássica da “cólica biliar” é uma dor abdominal, em geral intensa e constante, abaixo da costela do lado direito do abdome ou no meio da barriga, na “boca do estomago”. Essa dor pode irradiar para as costas ou ombro direito e pode estar associada à sudorese intensa, náusea e vômito.


As complicações que podem surgir devido à presença de cálculos na vesícula biliar são:


- Infecção da vesícula ou colecistite aguda: é uma situação potencialmente grave, que necessita de cirurgia para a retirada da vesícula (colecistectomia) com urgência. Com a evolução da infecção pode haver formação de pus, infecção intra-abdominal e sistêmica (no sangue) podendo levar a sepse (infecção generalizada) e até a óbito.

 
- Inflamação do pâncreas ou pancreatite aguda: ocorre quando há obstrução da drenagem do suco pancreático causada por um cálculo que saiu da vesícula. Também é uma condição potencialmente grave, pois a pancreatite aguda grave possui elevada taxa de mortalidade.

 
- Icterícia (quando a pele e os olhos ficam amarelados): ocorre quando há obstrução da drenagem de bile pelo fígado causada por um cálculo que saiu da vesícula. Também é uma condição potencialmente grave, podendo levar a lesão do fígado, infecção e sepse. 


-Cálculos grandes na vesícula biliar, por muitos anos, aumentam a chance de câncer de vesícula.


Dra. Andréa Furlan


Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online