News Photo

O QUE CAUSA A OBESIDADE?

A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, possui várias causas.

Fatores genéticos interagem com influências ambientais para gerar a obesidade.

O que mais aumenta o risco de uma pessoa ser obesa é ter um estilo de vida pouco saudável. Mas também há outros fatores que podem aumentar o risco de obesidade. Aqui estão algumas coisas que podem afetar a chance de uma pessoa desenvolver obesidade:

- Fatores genéticos. A regulação do equilíbrio energético (homeostase energética) e do peso corporal é um processo complexo que envolve os sistemas nervosos central e autônomo, funções neuroendócrinas ,hormônios intestinais e até mesmo a flora intestinal.

- Crianças nascidas de pais com obesidade têm alto risco de desenvolverem obesidade.

- Os hábitos da mãe durante e após a gravidez - Pessoas que comem muitas calorias, têm diabetes ou fumam durante a gravidez têm uma chance maior de ter bebês que se tornam obesos quando adultos.

- Hábitos e ganho de peso durante a infância - Crianças ou adolescentes com sobrepeso ou obesidade têm maior probabilidade de se tornarem adultos com obesidade.

- Dormir muito pouco - Pessoas que não dormem o suficiente têm maior probabilidade de desenvolver obesidade do que pessoas que dormem o suficiente.

- Certos medicamentos - O uso prolongado de certos medicamentos, como alguns medicamentos para tratar a depressão, pode causar aumento de peso.

- Certas condições hormonais - Alguns problemas hormonais podem aumentar o risco de desenvolver obesidade. Por exemplo, uma condição chamada "síndrome dos ovários policísticos" pode causar ganho de peso, junto com outros sintomas, como menstruação irregular. Mas as condições hormonais são responsáveis por apenas uma pequena fração dos casos de obesidade.


Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online