News Photo

CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA É PROCEDIMENTO ELETIVO ESSENCIAL

A cirurgia bariátrica e metabólica foi classificada pelo Ministério da Saúde como um dos procedimentos eletivos essenciais e que deverá ser priorizada na saúde pública e suplementar com a retomada dos procedimentos. A recomendação integra as Diretrizes da Atenção Especializada no Contexto da Pandemia de COVID-19.

As cirurgias bariátricas foram restringidas em todo o país devido a pandemia, com uma queda em 69,9% no número de procedimentos realizados pelo SUS no último ano.

O retardo no tratamento da obesidade pode resultar no aumento da morbimortalidade e é preciso acelerar o processo, pois o atraso resultará em danos maiores aos pacientes, com maior custo e sobrecarga, a médio prazo, para o sistema de saúde. No documento, o Ministério da Saúde cria um modelo de atendimento com fluxo livre de COVID-19.

A forma mais segura e eficiente para seguir com o tratamento dos pacientes com doenças graves, cujo tratamento é cirúrgico, é a criação de fluxo livre de COVID-19. As cirurgias eletivas podem ser seguras, quando os hospitais têm capacidade e recursos para manter os fluxos, áreas e equipes dedicadas para pacientes sem diagnóstico de COVID-19.

Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online