News Photo

TRATAMENTO DA OBESIDADE: CLÍNICO X CIRURGICO

O primeiro passo para o tratamento da Obesidade (IMC >30) consiste na combinação de dieta com restrição calórica, atividade física e mudança no estilo de vida.

Para pacientes que estão motivados, mas que falharam na redução adequada de peso, a associação com medicamentos que diminuem o apetite pode ser recomendável, embora esses medicamentos muitas vezes apresentam contraindicações e diversos efeitos colaterais.

A eficácia do tratamento clínico, no entanto, é baixa,  cerca de 10 a 15% dos pacientes emagrecem e mantém o peso saudável a longo prazo, a maioria, 85 a 90% recuperam o peso do início do tratamento ou mais.

O tratamento cirúrgico da obesidade é hoje em dia o tratamento mais eficaz a longo prazo para pacientes com obesidade severa e para aqueles com comorbidades associadas, como diabetes mellitus tipo II. Ele resulta em perda de peso sustentada a longo prazo, reduz ou resolve as comorbidades e, mais importante, reduz a mortalidade em pacientes com obesidade. 

É esperado um certo reganho de peso após 2 anos da cirurgia, reforçando a importância do comprometimento do paciente em adquirir hábitos de vida saudável, focados em uma dieta balanceada e atividade física regular.


Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online