News Photo

TENHO PEDRA NA VESÍCULA BILIAR, DEVO ME PREOCUPAR?

Os cálculos biliares, ou pedra na vesícula, são relativamente comuns. Pacientes com pedra na vesícula biliar podem ser assintomáticos , apresentar “cólica biliar” ou complicações da doença.

O diagnostico de pedra na vesícula é realizado através da ultrassonografia do abdome. Pode ser um achado incidental, ou seja, o exame foi realizado por qualquer outro motivo que não fosse os sintomas característicos de cálculo na vesícula, ou descobre-se que tem pedra na vesícula somente na ocasião de alguma complicação da doença, que pode ser extremamente grave.
Portanto se você tem pedra na vesícula, mesmo que assintomático, procure a avaliação de um especialista.

As complicações que podem surgir devido à presença de cálculos na vesícula biliar são:

- Infecção da vesícula ou COLECISTITE AGUDA: é uma situação potencialmente grave, que necessita de cirurgia para a retirada da vesícula (Colecistectomia) com urgência. Com a evolução da infecção pode haver formação de pus, infecção intra-abdominal e sistêmica (no sangue) podendo levar a SEPSE (infecção generalizada) e até a óbito.

- Inflamação do pâncreas ou PANCREATITE AGUDA: ocorre quando há obstrução da drenagem do suco pancreático causada por um cálculo que saiu da vesícula. Também é uma condição potencialmente grave, pois a pancreatite aguda grave possui elevada taxa de mortalidade.

- ICTERICIA(quando a pele e os olhos ficam amarelados): ocorre quando há obstrução da drenagem de bile pelo fígado causada por um cálculo que saiu da vesícula. Também é uma condição potencialmente grave, podendo levar a lesão do fígado, infecção e sepse (COLANGITE).

-Cálculos grandes na vesícula biliar, por muitos anos, aumentam a chance de CÂNCER DE VESÍCULA.


Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online