News Photo

OBESIDADE E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Sabemos ,segundo vários estudos experimentais, que a resposta imunológica é prejudicada em pessoas afetadas pela obesidade, levando a maiores riscos de infecção.
Os estudos populacionais mostraram a mesma coisa. Por exemplo, pacientes hospitalizados afetados pela obesidade têm maior probabilidade de desenvolver infecções e complicações secundárias, como sepse, pneumonia, bacteremia e infecções de feridas e cateteres. No geral, parece que a obesidade pode aumentar o risco de infecções bacterianas e virais. A obesidade severa, por si só, também foi considerada um fator de risco para o aumento da gravidade da infecção e morte por influenza H1N1 e coronavírus.
Uma pessoa com obesidade que se alimenta de maneira saudável e se exercita ainda corre o risco de diminuir a função imunológica. A própria obesidade demonstrou prejudicar a imunidade em alguns estudos. Algumas dessas descobertas específicas incluem:

- Diminuição da produção de citocinas
- Função alterada de monócitos e linfócitos
- Disfunção da célula natural killer
- Função reduzida de macrófagos e células dendríticas
- Resposta diminuída à estimulação de antígenos

E o que tudo isso significa?
O resultado final é que os estudos mostraram resposta imunológica prejudicada em pessoas afetadas pela obesidade, levando a maiores riscos de infecção. A causa exata dessas descobertas não é conhecida.
A obesidade é uma doença extremamente complexa e muitos processos e vias são alterados, qualquer um dos quais pode afetar o sistema imunológico.

Dra. Andréa Furlan

Compartilhar

Vamos começar a cuidar da sua saúde e de sua família?

Atendimento Online