Os órgãos e tecidos internos do abdome são mantidos no lugar por uma parede de tecido externa resistente chamada “parede abdominal”, composta principalmente de músculos e aponeurose.
Normalmente, o estômago situa-se abaixo do diafragma, que é um músculo que separa os órgãos do abdome das estruturas do tórax. O esôfago, “tubo” que leva o alimento da boca até o estômago, passa pelo diafragma através de um orifício chamado hiato.
A vesícula biliar é um órgão semelhante a uma pequena bexiga que fica embaixo do fígado e grudado nele, no lado superior direito do abdome. Ela armazena a bile, um fluido produzido pelo fígado que ajuda na digestão de gorduras.
Os pólipos da vesícula biliar são protuberâncias da parede da mucosa da vesícula biliar. Eles são geralmente encontrados por acaso em uma ultrassonografia de rotina.
A doença hemorroidária é bastante comum tanto em homens quanto mulheres. No entanto, ela geralmente aparece com mais freqüência em pessoas que tem o intestino preso (obstipação), diárreia, durante ou após a gravidez.
O câncer do intestino grosso, também chamado de tumor do cólon e do reto ou colorretal é um dos tumores mais freqüentes no mundo ocidental. No Brasil é o 2º câncer mais diagnosticado em mulheres e o 3º nos homens.